quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sopa de Nabo

Em épocas de greve de caminhoneiros, o renegado (por mim) nabo caiu de preço!!

Os tubérculos de nabo são ricos em vitamina C, fibras e sais minerais como o potássio, sódio, cálcio e fósforo. Por conter baixas calorias (100 gramas de nabo oferece apenas 35 calorias), o nabo é muito indicado em dietas de restrições calóricas, por ser leve e ainda ajudar no processo de digestão. Além disto, o nabo possui muitas propriedades medicinais. Ele é diurético, expectorante, purificador do sangue, emoliente, antipirético, alcalinizante e possui um leve efeito laxativo.

As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderosos antioxidante.

Com isso em mente, fizum creme que usou, além do nabo em si, seus talos e folhas.

Como os tubérculos de nabo são conhecidos pelo sabor característico levemente amargo, o creme não é dos melhores, mas... A filha resistiu, reclamou, mas comeu! Rsrs

O preparo é simples: refoguei no alho e cebola as folhas e 4 nabos. Acrescentei duas batatas, um inhame, um tubérculo e una pedacinhos de beterraba. Coloquei água, sal e deixei cozinhar.

O cheiro do nabo dominou a casa, então, coloquei umas folhinhas de louro.

Uma vez cozidos, tirei o louro e bati o resto no liquidificador.

Verde e pronto, lá estava o creme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário